Ana Gerdau de Borja Mercereau é especialista em disputas internacionais; atua em arbitragem comercial e de investimento, mediação comercial e de investimento e em dispute board.

 

Ana Gerdau de Borja Mercereau atuou como advogada em mais de 20 arbitragens de acordo com as regras de instituições globais, incluindo as da Câmara de Comércio Internacional (CCI), do International Centre for Dispute Resolution (ICDR/AAA) e do International Centre for Settlement of Investment Disputes (ICSID), e de acordo com as regras de instituições regionais, como as principais do Brasil (CAM-CCBC, CCMA CIESP/FIESP, CAMARB, Câmara FGV, CAM-BM&FBOVESPA e CMA do Instituto de Engenharia de São Paulo).  Também trabalhou como secretária de vários tribunais arbitrais.

 

Atuou em diversos tipos de casos: grandes projetos de infraestrutura (nos setores de construção, energia renovável, petróleo e gás, transportes), projetos de M&A e projetos de pesquisa e exploração mineral.  Esses casos envolveram:

  • um dos maiores varejistas franceses

  • um dos maiores grupos mundiais de agências de relações públicas

  • um grande investidor escandinavo na área da energia

  • grandes players brasileiros do setor de petróleo e gás

  • uma das maiores empresas mundiais de artigos de esporte

  • uma das maiores concessionárias brasileiras de ferrovias

  • um dos maiores processadores de carne do mundo

 

É associada do escritório Derains & Gharavi, Paris. Foi associada de Cleary Gottlieb Steen & Hamilton, Paris (2015-2017), e de Wald, São Paulo (2010-2015), escritório brasileiro que consta da categoria 1st tier em resolução de disputas do ranking internacional Legal500.  Participa de painéis de árbitros de instituições globais e regionais.

 

Ana Gerdau de Borja Mercereau recebeu a premiação “Women in Law Award” (Lawyer Monthly) em 2014, e foi mencionada nos rankings Legal500, LatinLawyer250 e GAR100 em 2013.

 

Participou da Força-Tarefa responsável pela revisão das regras da CCI sobre mediação, expert e dispute board (2013-2014); trabalhou na criação das regras de dispute board de uma renomada instituição brasileira.

 

Fundou o Grupo de Arbitragem de Investimento do Comitê Brasileiro de Arbitragem (CBAr).  É membro do Chartered Institute of Arbitrators (MCIArb), da Dispute Resolution Board Foundation (DRBF), do International Arbitration Institute (IAI), e do Arbitral Women (AW).

 

Ana Gerdau de Borja Mercereau é autora de mais de 40 publicações na sua área de atuação profissional e acadêmica.  Ensina direito international privado no curso de mestrado da Université Paris-XIII.

PhD, University of Cambridge  (2010)

LLM, University of Cambridge  (2006)

LLB, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com láurea (2005)

Ordem dos Advogados do Brasil (2006)

Ordem dos Advogados de Portugal (2008)

Português (língua materna)

Inglês (fluente)

Francês (fluente)

Espanhol (fluente)

GERDAU de BORJA MERCEREAU